Descrição do Curso

Módulo 1: Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Objetivo:

Fornecer aos participantes uma visão aprofundada sobre o TEA, suas características, os diferentes níveis de manifestação e suas implicações no processo de aprendizagem.

Conteúdo:

  1. Introdução ao TEA

    • Definição e características principais.
    • Tipos de TEA e variações no espectro.
    • Diagnóstico e suas implicações.
  2. Impactos do TEA na aprendizagem

    • Alterações na comunicação, comportamento e interação social.
    • Desafios cognitivos e emocionais que influenciam o aprendizado.
  3. Estilos de aprendizagem dos alunos com TEA

    • Dificuldades e estratégias para adaptar o ensino.
    • Como identificar o perfil de aprendizagem de cada aluno com TEA.

Atividades:

  • Análise de estudos de caso.
  • Discussão em grupo sobre diferentes tipos de TEA e suas implicações para a sala de aula.

Módulo 2: Princípios da Alfabetização para Alunos com TEA

Objetivo:

Explorar as melhores práticas de alfabetização adaptadas às necessidades dos alunos com TEA, com foco na personalização do ensino.

Conteúdo:

  1. Princípios básicos da alfabetização

    • Etapas e fundamentos da alfabetização.
    • Adaptações necessárias para alunos com TEA.
  2. Estratégias de ensino para a leitura e escrita

    • Uso de recursos visuais e materiais concretos.
    • Métodos de ensino individualizados: ensino estruturado, PECS (Picture Exchange Communication System), uso de tecnologia assistiva.
  3. Dificuldades comuns e adaptações

    • Superando dificuldades de atenção, memória e organização.
    • Técnicas para promover a motivação e o engajamento na leitura e escrita.

Atividades:

  • Planejamento de atividades de leitura e escrita para alunos com TEA.
  • Discussão sobre o uso de materiais específicos e recursos visuais.

Módulo 3: Avaliação e Acompanhamento do Processo de Alfabetização

Objetivo:

Capacitar os participantes a avaliar o progresso de alfabetização dos alunos com TEA e realizar ajustes necessários nas práticas pedagógicas.

Conteúdo:

  1. Avaliação diagnóstica no processo de alfabetização

    • Como realizar uma avaliação inicial eficaz para alunos com TEA.
    • Identificação de pontos fortes e áreas de dificuldade.
  2. Acompanhamento contínuo e ajustes pedagógicos

    • Como monitorar o progresso e adaptar estratégias de ensino.
    • Ferramentas de avaliação formativa e somativa.
  3. Colaboração com a equipe multidisciplinar

    • O papel de psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais no processo de alfabetização.
    • Estratégias para comunicação e colaboração eficaz entre educadores e família.

Atividades:

  • Elaboração de um plano de avaliação para um aluno com TEA.
  • Simulação de reuniões de acompanhamento com a equipe multidisciplinar.

Módulo 4: Inclusão e Intervenção Pedagógica no Contexto Escolar

Objetivo:

Explorar estratégias pedagógicas inclusivas para promover a participação ativa e a integração dos alunos com TEA em atividades de alfabetização no ambiente escolar.

Conteúdo:

  1. Práticas pedagógicas inclusivas

    • Adaptações no currículo e no ambiente escolar.
    • Promovendo a inclusão social e o respeito às diferenças.
  2. Intervenções comportamentais e emocionais

    • Estratégias para reduzir comportamentos desafiadores que interferem na aprendizagem.
    • Como criar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor para alunos com TEA.
  3. Tecnologias assistivas na alfabetização

    • Ferramentas tecnológicas que podem facilitar o processo de alfabetização para alunos com TEA.
    • Aplicativos e dispositivos que auxiliam na leitura e escrita.

O que eu vou aprender?

Requisitos

ACELIBRAS CURSOS

Desenvolvedor da Plataforma de Educação            

R$0

Palestras

18

Nível de habilidade

Principiante ( Livre )

Período de expiração

Vida toda

Cursos Relacionados