Descrição do Curso

Módulo 1: Fundamentos da Alfabetização e da Leitura

Objetivo: Apresentar os conceitos fundamentais da alfabetização e do processo de leitura, considerando as diversas abordagens e teorias que orientam o ensino desses processos.

Conteúdo:

  • Definição de alfabetização: o que é e como ocorre o processo de aprendizagem inicial.
  • O desenvolvimento da leitura: da decodificação à compreensão.
  • Teorias da alfabetização e da leitura (Construtivismo, Sociointeracionismo, entre outras).
  • A importância da consciência fonológica no processo de leitura e escrita.
  • Estratégias iniciais para a alfabetização: atividades práticas para ensinar as letras e seus sons.

Atividades:

  • Leitura de textos simples e exercícios de identificação de letras e sons.
  • Jogos de consciência fonológica e atividades de associação de letras e palavras.

Módulo 2: Técnicas de Compreensão de Texto

Objetivo: Explorar técnicas que ajudam a melhorar a compreensão de textos, capacitando o aluno a identificar ideias principais e detalhes importantes, além de desenvolver habilidades interpretativas.

Conteúdo:

  • O que é compreensão de texto e qual a sua importância.
  • Estratégias de leitura ativa: sublinhar, resumir, perguntar e refletir.
  • Leitura crítica: análise de textos sob diferentes pontos de vista.
  • Como identificar a ideia principal, o objetivo do autor e a estrutura do texto.
  • Como interpretar textos literários e não literários.

Atividades:

  • Leitura de diferentes tipos de textos (narrativos, expositivos, argumentativos) com atividades de identificação das ideias principais e secundárias.
  • Discussão em grupos sobre a interpretação de textos e elaboração de resumos.

Módulo 3: Produção Escrita: Da Ideia à Redação Final

Objetivo: Ensinar as etapas do processo de produção escrita, desde a geração de ideias até a revisão final, abordando técnicas para escrever de forma clara, coerente e coesa.

Conteúdo:

  • O processo de escrita: pré-escrita, redação e revisão.
  • Como organizar as ideias antes de escrever (brainstorming, mapas mentais, esquemas).
  • Estrutura textual: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Coesão e coerência textual: como construir frases e parágrafos bem conectados.
  • A revisão textual: importância da revisão ortográfica, gramatical e de sentido.

Atividades:

  • Produção de textos curtos (redações, narrativas ou relatos), com ênfase na organização das ideias e no uso adequado da linguagem.
  • Revisão de textos produzidos pelos participantes, com foco na correção de coesão, coerência e gramática.

Módulo 4: Estratégias de Ensino da Leitura e Produção Escrita

Objetivo: Capacitar os participantes a utilizar técnicas didáticas para ensinar leitura e escrita de forma eficaz em diferentes contextos, com ênfase no trabalho com alunos de diversas faixas etárias.

Conteúdo:

  • Metodologias de ensino da leitura e da escrita (direta, indiretamente, ludicidade, entre outras).
  • Uso de tecnologias e recursos multimídia no ensino de leitura e escrita.
  • O papel do professor na mediação da leitura e escrita.
  • Desenvolvimento de atividades lúdicas e interativas para estimular a leitura e escrita.
  • Avaliação de leitura e produção escrita: como avaliar de forma eficiente o aprendizado dos alunos.

O que eu vou aprender?

Requisitos

ACELIBRAS CURSOS

Desenvolvedor da Plataforma de Educação            

R$0

Palestras

20

Nível de habilidade

Principiante ( Livre )

Período de expiração

Vida toda

Cursos Relacionados